back

Como recrutar profissionais de TI

by admin for Uncategorized
Como recrutar profissionais de TI

Assim como é difícil achar um emprego, encontrar o profissional ideal também não é fácil. Existem várias técnicas para se sair bem numa entrevista, mas e quando você está no lado recrutador? Qual a melhor forma de você ter certeza que aquele profissional selecionado será o mesmo que vai crescer com a empresa? Muito além de saber cumprir com as atividades é necessário que o candidato esteja alinhado com os valores da empresa.


Numa área abrangente como é a área de TI, encontrar o profissional certo se torna um desafio. Assim, levantamos pontos essenciais para selecionar o colaborador certo para sua equipe. Confira!

Quais são as principais dificuldades para encontrar o profissional certo?
Antes de analisar como contratar uma pessoa, vamos entender quais são as maiores dificuldades na hora da seleção:

  • Altos custos de remuneração dos especialistas em TI;
  • Falta de profissionais com domínio de ambientes de desenvolvimento/linguagens;
  • Falta de pessoas com certificações.

O trabalho dos profissionais de TI é de extrema importância e prioridade para muitas empresas, sejam elas do seguimento ou não. Por isso, várias empresas sempre que possível optam por terceirizar parte da equipe, além do custo e benefício, a recrutação passa a ser por outra empresa especializada. A segunda e a terceira dificuldade reforçam a importância de um RH mais especializado, para que haja uma melhor análise dos requisitos para a vaga.

Como conduzir os processos de recrutamento da área de TI?
Como dito acima, o conhecimento da equipe de RH na área fará toda a diferença, pois quanto mais conhecimento da equipe de recrutamento, melhor (e mais assertiva!) será a análise dos perfis dos candidatos. Muita calma nessa hora, chegamos num ponto essencial para o recrutamento certo: a forma como deverá ser analisado o perfil do candidato em relação a vaga.

Nem sempre será possível ter um RH expert em TI e para compensar essa questão o ideal é ter um planejamento maior antes do recrutamento. Ok. Com o planejamento pronto, como acertar na seleção?
Os profissionais de TI geralmente são selecionados por suas certificações e habilidades exigidas na vaga. Mas essa análise não é o suficiente, dessa forma você até pode conseguir um bom trabalho, mas talvez não tenha um profissional totalmente alinhado com os valores da empresa. Muito além das habilidades técnicas o seu comportamento é o que sustentará o profissional no cotidiano.

A prioridade de boa parte das empresas é encontrar os melhores candidatos e garantir que eles continuem na equipe. Para isso, separamos alguns perfis que poderão te ajudar a ter uma equipe de sucesso:

Foco em execução e gerenciamento de projetos
O mercado de TI busca profissionais que tenham proximidade com a capacidade de gerenciamento de projetos até o fim. Um dos maiores problemas em TI são projetos ou algumas implantações que não acabam por haver falhas na execução ou no gerenciamento. Para identificar um profissional com essa habilidade a análise de perfil deve ser focada na liderança, organização, empatia e proatividade do profissional. Se identificada essas características, mesmo que o profissional não tenha exercido a função, pense se um treinamento não o ajudaria, as vezes mais vale investir num bom treinamento interno do que em um novo candidato!

Flexibilidade
Numa área em constante evolução como TI (esse se torna um motivo para ser exigido as constantes certificações), as empresas não possuem mais espaço para profissionais “engessados”, que não sejam capazes de experimentar novas formas de operar as soluções em TI. Algumas situações podem fazer com que todo o escopo seja modificado, por isso um profissional flexível, e bem preparado, está entre os mais buscados na área.

Fora da zona de conforto
O profissional de TI não pode fugir da possibilidade de utilizar novos métodos. Principalmente por ser uma área tecnológica, portanto em constante mutação, o profissional não pode ser do tipo que tem medo de ousar e arriscar novas formas de trabalho. Profissionais que se estressam facilmente diante de mudanças devem ser identificados no recrutamento como acomodação e até mesmo como prejudicial para a equipe. Na verdade, essa é uma característica que basicamente atrapalha o trabalho de qualquer profissional, principalmente em TI que demanda mudanças constantes.

Empatia
Principalmente para gestores de TI a empatia é fundamental. Afinal, ele deve ser capaz de fazer com que sua equipe esteja alinhada com os objetivos traçados e também,informar os dirigentes da corporação sobre o andamento dos projetos de forma eficaz.
Além de saber se comunicar, deve saber ouvir bem, para que seja capaz de compreender as demandas exigidas pela empresa e transmitir para a equipe. É parte do perfil dos profissionais da área serem mais reservados, por isso, incentivar a constante comunicação na empresa é um ponto importante, veja como anda essa questão na equipe e alinhe com o RH se esse requisito será prioridade. Às vezes, algum projeto que deu errado, teve esse fim por justamente faltar uma comunicação eficiente.

Early adopter
Novas soluções, métodos e metodologias surgem constantemente. Por isso este profissional deve estar determinado a buscar se atualizar constantemente. Profissionais que se sentem satisfeitos com o conhecimento não evoluem de forma positiva, nunca é tarde para aprender. E como citamos antes, nessas horas estude a possibilidade de um treinamento como incentivo!

Visão ampla do negócio
Cada vez mais o profissional de TI se vê longe de atuar em apenas uma função. Dessa forma, ter a habilidade de conhecer todas as etapas do negócio e oferecer soluções estratégicas, apontar saídas e desenvolver projetos antes mesmo que o dirigente peça é um destaque! Busque profissionais que promovam uma maior integração entre os setores da empresa, isso realmente fará a diferença!

Fica claro que, antes mesmo de ser divulgado os requisitos de uma vaga, vale avaliar o que realmente a equipe precisa, pois nem sempre o profissional ideal terá todas as certificações exigidas. Conforme descrevemos aqui, há várias características que podem ser priorizadas para se ter uma equipe de sucesso, um bom recrutamento se faz com um bom planejamento!

E sempre recomendamos como boa prática considerar a terceirização da mão de obra para uma empresa especializada. Conheça nossas soluções e saiba como podemos ajudar a trazer mais eficiência para a TI da sua empresa.

Como economizar com Servidores
Prev post Como economizar com Servidores

Os servidores de rede exigem cuidados e responsabilidades que na certa, geram custos. Mas e…

Como ter uma rede segura
Next post Como ter uma rede segura

Está comprovado que cerca de 1/3 dos ataques de hackers acontecem em pequenas e médias…