back

Como formatar o pc – Field Service

by General Marketing for Uncategorized
Como formatar o pc – Field Service

Você sabe como formatar o pc? Bom, ainda que possa parecer muito simples e feito com frequência por muitos usuários, existem alguns detalhes bem importantes a serem levados em consideração antes de realizar o procedimento.

Hoje, abordaremos não somente isso, com também o Field Service, termo que vem ganhando força mas continua principalmente no serviço de locação de computadores. Então, vem com a gente e bora ver mais sobre o assunto:

Formatando o computador

O processo de formatação do computador é bem simples, porém, variável. Irá de acordo com o sistema operacional presente, e, sabendo disso, daremos foco às formatações do Windows.

Já se você utiliza aparelhos como iMac ou Macbooks, não se preocupe, você pode conferir o processo de formatação do macOS no site oficial da ApplePorém, antes de prosseguir, vamos apenas citar algumas coisinhas importantes, ok?

locação de computadores

O que é preciso para formatar o pc?

Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mente que arquivos importantes estão no computador, além da formatação ter chances, ainda que mínimas, de dar errado. Recomendamos então que, para que não corra riscos, você:

  • Crie um ponto de restauração;
  • Guarde arquivos e programas importantes em um pendrive, CD ou HD externo;
  • Para garantir ainda mais segurança, armazene arquivos na nuvem. Google Drive e Mega são ótimas opções.

Feito isso, você poderá prosseguir com os procedimentos de formatação. Vale lembrar que recomendamos realizar o processo de tempos em tempos, tudo irá depender de como permanece o desempenho da máquina e se outros diagnósticos serão ou não suficientes para resolver problemas de estabilidade.

Sendo assim, agora abordaremos a realização do processo nos Windows 7, 8, 8.1 e 10!

locação de computadores

Windows 7

Querido por praticamente todo mundo que utiliza este sistema, o Windows 7 possui funções específicas para voltar a máquina ao seu “estado original”, isto é, como se você estivesse ligando seu computador ou notebook pela primeira vez. O processo é bem simples:

  1. Vá a “Painel de Controle” no menu iniciar;
  2. Na aba de pesquisa, procure por “recuperação” e acesse a opção com mesmo nome;
  3. Vá a “Método de Recuperação avançado“;
  4. Aqui haverá duas opções. Opte pela restauração completa do Windows, pois isso dará uma “limpada” em todo o sistema. Dependendo do fabricante, a opção de restauração completa poderá estar com nomes diferentes, sendo elas:

Retomar o computador à configuração de fábrica: Deixando o Windows igual quando você comprou, ou seja, com os programas já pré-instalados pela fabricante.

Reinstalar Windows: Deixando o Windows “novo”, ou seja, apenas com os recursos necessários para seu funcionamento, sem programas de terceiros.

Vale lembrar que arquivos antigos geralmente ficam armazenados na pasta “Windows.old”. Ainda sim, recomendamos que faça o backup dos arquivos em uma unidade externa e, caso pretenda vender a máquina, apague essa pasta para evitar que seus antigos arquivos sejam acessados por terceiros.

locação de computadores

Windows 8 e 8.1

Nas versões 8 e 8.1 do Windows, é possível apagar todos os dados, a fim de retomar o computador ou notebook ao seu estado original.  

O processo é todo bem simples, e você poderá dar um “reboot” na sua máquina tranquilamente. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Pressione a tecla “Windows”, que irá lhe redirecionar a tela inicial do sistema;
  2. Na barra de pesquisa, procure por “Remover tudo e reinstalar o Windows”;
  3. Na opção de mesmo nome, vá a “Introdução” e siga passo a passo do processo que permitirá a reinstalação/formatação do Windows.

Após a finalização do processo, seu Windows estará novinho em folha, como se fosse ligado pela primeira vez. Vale lembrar que, assim como no Windows 7, nós recomendamos que realize um backup de seus arquivos em uma unidade externa, como CD ou PenDrive.

locação de computadores

Windows 10

A formatação em computadores com Windows 10 vem sendo bem mais procurada, visto que o número de usuários do sistema mais recente da Microsoft tem crescido bastante.

O processo no Windows 10, assim como nos demais sistemas mencionados, é bem simples e de fácil execução. Para prosseguir com a formatação, siga os passos abaixo:

  1. Vá até o menu Iniciar, em seguida, clique em “Configurações”;
  2. Na aba de configurações, é hora de acessar a opção “Atualização e Segurança”;
  3. Ao lado esquerdo da tela, basta ir para opção “Restauração”;
  4. Assim como o processo no Windows 8 e 8.1, clique em “Introdução” e, em seguida, “Remover tudo”.
  5. Basta avançar e, na última aba, clique em “Restaurar”.

O processo como um todo poderá levar alguns bons minutos, mas, após a reinicialização do sistema, o processo estará completo.

Lembramos novamente que é muito importante realizar o backup dos arquivos antigos, para que você não perca nenhum arquivo importante.

locação de computadores

Field Service – Por que é importante?

Você sabe o que significa o termo Field Service? Muito provavelmente não, mas não se preocupe, é um assunto bem simples.

Em TI, o Field Service (ou, no bom e velho português, Serviço de Campo) consiste em serviços onde uma equipe de suporte é designada a determinado local para solucionar questões e problemas voltados a computadores, notebooks, periféricos, softwares etc. O Field Service é muito presente nos serviços de locação, principalmente quando locados os mesmos modelos de computadores e notebooks.

Você pode se perguntar, então: “afinal, o que isso tem a ver com formatação de computadores?” Calma aí, vamos explicar.

Hoje, é muito mais vantajoso (principalmente para empresas) optar pelo Field Service ao invés de procurar como formatar o pc, e o motivo é simples: tempo é dinheiro!

Muitas empresas costumam realizar a formatação de todos os seus equipamentos de tempos em tempos e, ainda que seja um processo simples, pode demorar um pouco e se sujeitar a riscos. Com o Field Service, haverá sempre uma equipe para proporcionar um serviço de qualidade, que envolvem manutenções e, inclusive, a formatação dos computadores.

locação de computadores

Vale a pena terceirizar o suporte técnico?

Acredite, vale a pena, e muito! A terceirização permite que a empresa possua menos preocupações com os equipamentos. Tais vantagens ocorrem devido aos seguintes fatores:

  • Ferramentas e processos: Uma boa empresa que forneça o serviço de terceirização utilizará das melhores ferramentas e conhecerá os processos mais rápidos para resolução de problemas, se adequando sempre à empresa contratante;
  • Equipe: O serviço terceirizado deverá contar com uma equipe especialista na resolução de problemas, identificando rapidamente o que deve ser feito e, assim, agilizando os processos;
  • Satisfação: A prestadora de serviços deverá prezar pela satisfação da empresa contratante, além de se destacar em relação às concorrentes do mercado. A regra é simples: ninguém quer perder cliente, logo, precisa oferecer um bom serviço que seja realmente necessário e efetivo.

Estes fatores fazem com que a terceirização do suporte de TI se torne uma alternativa muito importante para empresas que procuram praticidade, visam economizar tempo e não querem correr riscos com problemas nas máquinas.

equipe

Por que aderir?

A locação de computadores na Convex trabalha em conjunto com o Field Service, afinal, os serviços de locação contam com suporte técnico integrado.

Além disso, vale lembrar que a locação de computadores proporciona uma série de vantagens, como aumento na produtividade, redução de custos, dedução no IR e muito mais!

Possuímos uma equipe sempre disposta a ajudar nossos clientes, excelentes profissionais, além de nos dedicarmos por completo a realizar não somente a locação de computadores como ninguém, como também um suporte técnico exímio. Para saber mais e esclarecer qualquer dúvida, entre em contato, estamos aqui para o ajudar!

Então, curtiu nossa matéria? Aprendeu a maneira correta de como formatar o pc? Entendeu melhor sobre esse assunto de Field Service? Esperamos que sim, e, claro, se quiser saber mais sobre este e outros assuntos, é só dar uma passada em nosso blog, conferir nossos serviços e entrar em contato para o que precisar!

 

 

 

 

Locação de Computadores
Prev post Locação de Computadores

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre locação de computadores, certo? Mas, ainda…

Fintech Brasil
Next post Fintech Brasil

Você já ouviu falar no termo ou sabe do que se trata uma Fintech no…