back

Como deixar a internet Wi-Fi mais rápida no escritório

by General Marketing for Uncategorized
Como deixar a internet Wi-Fi mais rápida no escritório

A internet brasileira está longe das melhores quando comparada mundialmente. Apesar das complicações que muitos enfrentam no dia a dia, existem maneiras de deixar a internet wi-fi mais rápida. Hoje, vamos lhe dar algumas dicas bem legais para que você não tenha mais problemas de conexão em seu escritório e a como deixar a internet wi-fi mais rápida. Então, venha com a gente que essa matéria pode ajudá-lo bastante!

Porque é importante adequar a rede?
O primeiro passo para deixar a internet wi-fi mais rápida está na adequação de rede, ou seja, analisar o local onde o roteador será posicionado e possíveis objetos de interferência de sinal. A explicação então é bem simples: quanto menos interferências, mais “rápido” será o sinal wi-fi.

sinal wi-fi

Posicionando o roteador

Agora, começando nossas dicas de como deixar a internet wi-fi mais rápida, vamos falar um pouco mais sobre o posicionamento do roteador.

Já de início, recomendamos o uso do Site Survey, que é uma técnica que faz uma análise minuciosa do ambiente de rede, que identifica a capacidade de transmissão de dados e auxilia na solução de problemas de rede, ao descobrir, localizar e minimizar interferência de sinal.

Este serviço conta com leitura por radiofrequência, que lê e mapeia as possíveis zonas de interferência e áreas de sombra presentes no espaço. A Convex realiza este serviço para empresas que necessitem do Site Survey, Você pode saber mais entrando em contato conosco!

Já para posicionar o roteador da melhor forma, siga as 5 dicas abaixo:

  1. Mantenha em um local alto: O sinal se espalha melhor em locais mais altos. Podemos fazer uma analogia com o ar condicionado, visto que deve ser sempre posicionado mais acima, a fim de distribuir melhor sua temperatura.
  2. Coloque-o no centro: Para distribuir o sinal de uma maneira melhor e mais uniforme em seu escritório, opte por posicionar o roteador na área central do mesmo, visto que, dessa forma, todo ambiente poderá ter a mesma intensidade de sinal.
  3. Deixe longe da janela e locais úmidos: Quando exposto ao sol, umidade ou vento excessivo, o roteador pode sofrer danos. Evite deixá-lo próximo a janelas.
  4. Posicione bem a antena: O sinal wi-fi é distribuído de maneira “inversa” à posição da antena. Sendo assim, quando a antena está posicionada para cima, o sinal é distribuído horizontalmente, já quando está de lado, o sinal é distribuído verticalmente (sendo viável quando o objetivo é alcançar mais de 1 andar).
  5. Cuidado com obstáculos e eletrônicos: Paredes muito grossas podem atrapalhar a chegada do sinal de um canto para o outro, assim como alguns aparelhos eletrônicos causam interferências. Tenha isso em mente na hora de posicionar seu roteador.

roteador cisco

Como escolher um roteador?

Antes de pensar em posicionar o roteador no melhor local de seu escritório, ou ainda, antes de pensar em como deixar a internet wi-fi mais rápida, é muito importante saber escolher o melhor roteador!

Abaixo, reservamos algumas dicas rápida que podem ajudar bastante:

  • Verifique o número do protocolo: Todos os roteadores possuem o número 802.11. seguido de um conjunto de letras. Sem dar muitos detalhes técnicos, podemos dizer que, no geral, os modelos 802.11ac são os melhores.
  • Atente-se à frequência: Os roteadores operam em frequências de 2,4GHz (mais lenta) ou 5GHz (mais veloz). Vale ressaltar que alguns dispositivos (como smartphones, notebooks, tablets…) podem não suportar tal frequência, então o ideal é optar por um roteador que opere em ambas as frequências.
  • Avalie o preço: É importante ter em mente que roteadores wireless para escritório não são tão caros, sendo acessível a muitos por um preço justo. Pesquise bem antes de adquirir um.
  • Configure os canais: Os canais vêm configurados como um padrão, mas podem ser muito congestionados, gerando lentidão na rede. Verificar esse tipo de informação é importante, assim como fazer uma análise prévia das redes wireless ao seu redor. É possível mudar os canais manualmente, para se obter melhor velocidade de conexão. Falaremos sobre isso mais pra frente!

De olho na segurança: Por fim, veja se seu roteador possui protocolo de segurança WPA2. Podemos dizer que, até o momento, este é o protocolo mais seguro, que torna praticamente impossível o risco de invasões, roubo de informações, ataques à rede etc.

como deixar a internet wi-fi mais rapida

HUB – O que é e por que não utilizar?

Seguindo com nossas dicas, você já ouviu falar de hub? Talvez até já tenha cogitado seu uso, mas, se procura maneiras como deixar a internet wi-fi mais rápida, é melhor ficar longe!

Caso ainda não conheça, o hub é um equipamento que interliga uma série de computadores em uma só rede. Em outras palavras, funcionam como uma espécie de “extensão elétrica”, distribuindo informações e conexões entre todos os computador a ele ligados simultâneamente.

O ponto negativo de tudo isso? Qualquer rede acaba por ter quedas consideráveis no desempenho. Ainda que você possua cabeamento estruturado, nunca cogite o uso de hub no escritório se procura maior velocidade de conexão.

Isso acontece pois os hubs repetem todo o tráfego que recebem em todas as portas vinculadas, ou seja, cada placa de rede conectada terá um tempo maior para ter o seu tráfego nela. Por sinal, o congestionamento na rede pode ser tamanho, a ponto de fazer com que a rede da equipe caia.

Ou seja, caso acredite que os roteadores não sejam suficientes, você pode incrementar a tecnologia de seu escritório com Access Points.

como deixar a internet wi-fi mais rapida

Repetidores são aconselháveis?

É bem provável que você já tenha ouvido falar de repetidores wi-fi, certo? São equipamentos que recebem os dados do roteador principal, adaptam-se ao assumir a mesma configuração de rede, e repetem o sinal com a potência mais elevada. Notou o problema?

De fato, repetidores de wi-fi são ótimos para o uso doméstico, quando o wi-fi não passa em certos cômodos da casa, no entanto, para uso em escritórios, isso é um tanto complicado.

Vamos fazer uma analogia? Imagine você com um copo cheio de café quente. Você pega este copo e passa o café que está dentro dele para outro copo, repetindo o processo algumas vezes. Em determinado momento, o café não vai estar tão quente quanto estava inicialmente. Os repetidores são semelhantes, pois apesar de ampliarem o sinal, reduzem seu desempenho, além de saírem um pouco caros na maioria das vezes. Assim, os repetidores não são uma solução viável de como deixar a internet wi-fi mais rápida. Aproveite e confira lugares com wi-fi gratuito em SP!

como deixar a internet wi-fi mais rapida

Configurando seu roteador

Agora que você já viu algumas das principais maneiras de deixar o wi-fi mais rápido, vamos falar sobre as principais configurações de rede para ter o melhor desempenho!

  • Priorizando dispositivos: Os modelos mais atuais de roteadores possuem as  funções Quality of Service (QoS) ou Wi-Fi Multimedia (WMM). Estas funções permitem ao usuário configurar quais dispositivos ou programas terão prioridade na sua conexão. Interessante, não é mesmo?
  • Mantenha as atualizações constantes: Roteadores possuem constantes atualizações de firmware. Tais atualizações focam-se em questões de segurança, compatibilidade de dispositivos e velocidade, logo, mantenha-o sempre atualizado!
  • Mude o canal do roteador: Para evitar interferências e congestionamentos, geralmente causados por demais dispositivos, definir um canal específico pode ser de grande ajuda. Acrylic WiFi é uma ferramenta interessante para conferir qual o canal menos congestionado e, assim, ter uma melhoria na velocidade e qualidade de conexão.

wi-fi rapido

Adapte sua rede, escolha a Convex

A Convex trabalha com locação de roteadores e access point, além de possuir uma equipe capacitada para melhor instalação destes equipamentos. Vale lembrar que trabalhamos com as marcas Cisco e Ruckus, destaques no mercado.

Não só isso, dentre nossas principais soluções, possuímos o cabeamento estruturado, que aumenta a performance de rede de toda sua empresa ou escritório!

Se quiser saber mais sobre nossos serviços, fique à vontade para entrar em contato!

como deixar a internet wi-fi mais rapida

Maneiras de como deixar a internet wi-fi mais rápida não faltam, mas tome cuidado para não se prejudicar com dicas mirabolantes que vê por aí! A Convex vai ficando por aqui, mas não se esqueça: temos uma série de matérias voltadas a T.I. em nosso blog. Se quiser saber mais, confira lá, conheça nossos serviços e entre em contato!

 

Internet de fibra óptica: Vantagens e desvantagens
Prev post Internet de fibra óptica: Vantagens e desvantagens

A internet de fibra óptica é, sem dúvidas, a mais requisitada nos dias hoje. Seja…

Computador Tiny, All in One e Computador desktop: Qual o melhor para você?
Next post Computador Tiny, All in One e Computador desktop: Qual o melhor para você?

Escolher o melhor computador é uma tarefa complicada, principalmente com tantas opções disponíveis no mercado.…