back

Cabeamento Estruturado: o que é e como fazer

by General Marketing for Uncategorized
Cabeamento Estruturado: o que é e como fazer

Atualmente muito se tem falado em cabeamento estruturado, mas afinal, o que é isso? O cabeamento estruturado é um serviço altamente importante para empresas de diversos setores, como TI e telefonia. Este serviço proporciona organização e eficiência, além de reduzir custos de manutenção e prejuízos causados por acidentes, por isso tudo o cabeamento estruturado vem sendo adotado como uma solução de ponta para empresas! Hoje a nossa conversa vai tratar sobre explicar o que é o cabeamento estruturado, qual sua importância e como conseguir esse serviço. Então, se prepara, que no final desse texto você vai saber tudo sobre esse tema!

O que é o cabeamento estruturado?

cabeamentoestruturado

O cabeamento estruturado é um método padronizado de organização de cabos de uma rede, considerando as normas de segurança, melhores práticas e o maior aproveitamento de recursos dos equipamentos. Com ele, é possível minimizar custos, através da prevenção de acidentes e menor número de manutenções, proporcionar mais segurança de rede e do ambiente de trabalho, facilitar as tão corriqueiras mudanças e muito mais!

Pensando nisso, o cabeamento estruturado visa colocar pontos de rede em todos os locais onde possam vir a serem necessários. Os cabos dirigem-se para um ponto central, onde se encontram equipamentos de rede, como switches.

Através da organização de cabos, é possível descartar a necessidade de modificações sempre que você adicionar ou remover um ponto de rede, ou seja, é feito uma única vez e justamente por isso, você economiza com manutenções e deslocamentos. E tem mais: a instalação sempre estará pronta para uso quando necessário, o que significa que os pontos de rede não precisam ficar ativados quando não estão em uso!

Esse serviço é muito utilizado no ramo de TI e telefonia por sua capacidade de aumentar significativamente o desempenho de rede e a distribuição do serviço como um todo, além de garantir uma maior organização do local.

Por que o cabeamento estruturado é necessário?

cabeamentoestruturado

Imagine o seguinte: você está visitando um datacenter e acaba dando um baita tropeção em um cabo instalado no meio do caminho. Acrescente a esse cenário alguns cabos expostos a goteiras e fios que atravessam as mesas do escritório. Parece um pesadelo, não é mesmo? Na realidade, isso é praticamente impossível de acontecer num datacenter, já que as grandes corporações fazem um planejamento de infraestrutura, visando cumprir todas as normas técnicas e o alto desempenho das máquinas. Ou seja, as grandes empresas sempre contam com o serviço de cabeamento estruturado para que, através da organização de cabos, possam obter os melhores resultados!

Em redes de computadores, cerca de 70% dos problemas ocorrem devido à má estruturação do cabeamento! A maioria das empresas brasileiras não conta com o serviço, o que faz com que aquelas que optam pelo seu uso estejam sempre um passo à frente.

Entre as vantagens de um bom projeto de cabeamento estão a redução de custos (não será necessário fazer modificações na hora de instalar novos pontos de rede), facilitação de possíveis manutenções (já que tudo está organizado no mesmo local), facilitação de mudanças e melhorias significativas no desempenho de rede.

Quais os benefícios de um bom cabeamento estruturado? Que problemas posso evitar?

cabeamentoestruturado

Um bom projeto de cabeamento estruturado pode proporcionar mudanças significativas em sua empresa, principalmente quando falamos sobre disponibilizar um serviço e agilizar processos.

Por acomodar mudanças frequentes sem alterar a organização de cabos, o cabeamento estruturado acompanha as demandas de reestruturação tão comuns no meio empresarial!

Por exemplo, imagine que a sua empresa acabou de contratar um serviço de locação de computadores, que é uma grande tendência no momento. Isso envolve a instalação dos novos equipamentos, trocar gente de sala… Tudo isso pedirá bastante trabalho em equipe e você estará sujeito a diversos riscos. É aí que o projeto de cabeamento estruturado entra!

Evitando um emaranhado de fios, reduzindo riscos de erros, tendo um ambiente mais limpo, seguro e organizado e acelerando o trabalho, além de suportar a aplicação das mais diversas novas tecnologias, sua empresa verá sem dúvidas um progresso notável através do cabeamento estruturado, fazendo desse projeto um investimento que vale muito a pena!

Gostei da ideia! Como faço para ter esse serviço na minha empresa?

cabeamentoestruturado

Vale a pena lembrar que um serviço de qualidade só é feito por bons profissionais, e aqui na Convex, qualidade vem sempre em primeiro lugar! Contamos com profissionais altamente capacitados para realizar o cabeamento estruturado da melhor maneira para nossos clientes, a fim de tirar o máximo das vantagens do cabeamento estruturado!

Para contratar esse incrível serviço com a Convex, basta fazer um orçamento conosco! Garantimos a qualidade no atendimento e no serviço!

Gostou de saber sobre cabeamento estruturado? Fique de olho no nosso Blog Convex para não perder nenhuma novidade de TI! A Convex também faz a locação de diversos tipos de equipamentos de TI, tais como Chromebooks, Notebooks, Tablets, Projetores, Workstations e muito mais! Conheça nossos serviços e entre em contato. Até a próxima!

 

Tudo o que rolou na CES 2019
Prev post Tudo o que rolou na CES 2019

Quando se fala em novidades na área de TI, a CES é certamente o primeiro…

Tecnologia para escolas
Next post Tecnologia para escolas

Estamos na era da informação e, por isso, uma das principais preocupações de professores, diretores…