back

Backup no escritório: Não deixe para fazer só quando precisar

by General Marketing for Uncategorized
Backup no escritório: Não deixe para fazer só quando precisar

Você pode ter a máquina mais potente, com o melhor processador, memória e placa de vídeo, no fim, sempre haverá riscos! Tendo isso em mente, realizar um backup das máquinas é essencial.

Claro, você já deve ter ouvido falar de backup, mas sabe de fato como realizá-lo e sua real importância? É o que veremos hoje!

Primeiramente, o que é Backup?

Imagine só: Você acaba de comprar um carro e até vive em um bairro tranquilo, mas isso não o deixa imune de acidentes ou roubos, certo? O backup teria “a mesma lógica”.

Basicamente, esta operação nada mais é do que criar uma cópia de segurança dos seus arquivos mais importantes em um local separado, seja em uma unidade física, seja na nuvem.

Seguindo a analogia acima, ainda que você cuide muito bem de seu computador e este esteja em um local seguro, nunca se sabe quando problemas podem surgir e fazer com que os dados sejam perdidos.

backup-no-escritorio

Por que é tão importante fazer backup nas empresas?

O backup no escritório, em casa ou na empresa é sempre necessário, afinal, todos nós armazenamos dados importantes em nossas máquinas, certo?

Agora, vamos imaginar que sua empresa possua uma quantidade considerável de clientes, onde os dados estão todos armazenados em um determinado notebook ou desktop. Se perder os dados de uma única conta seria um problemão, já imaginou como seria perder todos?

Pois é, e não para por aí. Dados pessoais, arquivos constantemente utilizados, bancos de imagem da empresa etc., tudo o que estiver dentro da máquina tem a chance de ser perdido.

backup-no-escritorio

Quais são os tipos de backup e como realizá-los?

Se por um momento deu aquele aperto no peito só de imaginar perder tudo, relaxe, nós vamos ajudá-lo.

Existem 4 tipos de backups, sendo eles:

  1. Backup Completo
  2. Backup Incremental
  3. Backup Diferencial
  4. Backup Progressivo

De modo geral, a realização do backup não segue um padrão, ou seja, o processo pode variar de acordo com o dispositivo ou sistema operacional (Windows, Linux, MacOS…). Falaremos mais sobre cada um abaixo.

backup-no-escritorio

Backup Completo

Como o próprio nome já diz, o backup completo (full) fará cópias de segurança de todos os arquivos para outra unidade. Este modelo geralmente exige dispositivos de armazenamento com mais memória (por conta da grande quantidade de arquivos), e, por isso, são executados periodicamente.

backup-no-escritorio

Backup Incremental

Este é um modelo bem interessante e eficiente para empresas. O backup incremental realiza cópias apenas dos últimos arquivos modificados desde o último backup. Confuso? Então, vamos a um exemplo rápido:

Você acaba de realizar um backup completo, mas como faz constantes atualizações e modificações em arquivos, uma semana depois está tudo diferente. Para que não seja necessário realizar novamente todo o procedimento de um backup completo, você pode simplesmente realizar o incremental, que vai apenas pegar os arquivos “novos” e criar uma cópia de segurança dos mesmos.
backup-no-escritorio

Backup Diferencial

O backup diferencial é bem semelhante ao incremental, mas tem um… diferencial!

Trocadilhos à parte, este modelo consiste em criar cópias de segurança novas em relação ao primeiro backup completo, e não ao último realizado.

Fazendo um comparativo: o backup incremental realiza cópias de novos arquivos (criados ou modificados) com base nos anteriores (incrementais), e o diferencial como base no primeiro (completo).

Ou seja, se fossemos numerar o backup completo como 1 e os posteriores de 2, 3, 4…, isso quer dizer que o backup 4 seria em relação ao 3 no incremental. Já no diferencial, o backup 4 seria em relação ao backup 1.

backup-no-escritorio

Backup Progressivo

Talvez você tenha enrolado um pouco a cabeça na última explicação, mas aqui é um pouco mais tranquilo de entender, ok?

O backup progressivo também é muito semelhante ao incremental, mas aqui o processo de recuperação é automatizado. Isso quer dizer que o processo para recuperar os dados será mais rápido inteligente.

backup-no-escritorio

Quando devo realizar backups?

O ideal é realizar backups diários ou semanais, tudo vai depender dos tipos de arquivo e objetivo do processo.

Por exemplo, para comércios e empresas, onde dados de clientes são de extrema importância, backups diários são muito recomendados. Se você está realizando um TCC e modificando diversas vezes o mesmo arquivo, pode criar cópias de segurança em cada alteração, e assim por diante.

Quais as melhores opções de backup?

Existem 4 opções bem bacanas para realizar seus backups, sendo elas:

  1. HD Externo: Seja um SSD, Pen Drive ou até um CD, dependendo do tamanho dos arquivos, é muito interessante criar cópia dos mesmos em unidades separadas.
  2. Nuvem: Como o Google Cloud ou Google Drive, armazenar arquivos na nuvem é uma das melhores opções.
  3. Servidores: Com diversos tipos de servidores no mercado, atendendo a pequenas, médias e grandes empresas. O backup em servidores é, sem dúvida, uma das opções mais seguras.
  4. Fitas Magnéticas: Sendo a opção mais antiga e econômica do mercado. O armazenamento local em fitas possui uma velocidade de transferência baixa, além do acesso aos registros ser feito sequencialmente. Este último ponto impede a restauração de apenas uma parte do backup. Apesar de ser um pouco menos comum que os 3 modelos citados anteriormente, é uma boa opção para quem pretende economizar.

Vale lembrar que é importante deixar esses arquivos armazenados um bom período de tempo. Pode ser por alguns dias ou até por meses, o ideal é ter sempre uma cópia com os dados mais recentes e/ou importantes da empresa armazenados em uma mídia externa.

backup-no-escritorio

Pensando em Backups? A Convex pode ajudar você!

Como dito anteriormente, nuvem e servidores são boas opções para backups, e a Convex pode ajudar a sua empresa nisso!

Possuímos parceria com o Google, além do serviço de locação de servidores, o que pode ajudá-lo demais na hora de realizar cópias de segurança e diversas outras vantagens. Além disso, a Convex também possui profissionais qualificados que podem realizar o backup de seus equipamentos quando precisar (sejam desktops, notebooks, servidores etc.).

Confira essas e outras soluções aqui! E não se esqueça, qualquer dúvida, entre em contato conosco!

backup-no-escritorio

Backup no escritório, em casa ou na empresa é muito importante, e, pelo visto, isso deve ter ficado bem claro, certo?

Esperamos que tenha gostado de nossa matéria. Você pode conferir muito mais sobre assuntos voltados a TI em nosso blog. Dúvidas, sugestões ou orçamentos? Entre contato conosco, ficaremos felizes em atendê-lo

 

 

 

 

 

 

 

 

Microsoft Whiteboard: Nova solução para escolas
Prev post Microsoft Whiteboard: Nova solução para escolas

A cada dia que passa, o uso de tecnologia escolar só aumenta. Dessa vez, o…

Apple Pay vs Samsung Pay: Qual o melhor?
Next post Apple Pay vs Samsung Pay: Qual o melhor?

Realizar pagamentos com seu dispositivo, de maneira rápida, simples e segura, é incrível! Seja Samsung…