back

Apple Pay vs Samsung Pay: Qual o melhor?

by General Marketing for Uncategorized
Apple Pay vs Samsung Pay: Qual o melhor?

Realizar pagamentos com seu dispositivo, de maneira rápida, simples e segura, é incrível! Seja Samsung Pay, seja Apple Pay, o importante é ter mais praticidade em suas mãos.

Hoje, faremos um comparativo bem bacana entre os aplicativos. E aí, curioso para descobrir qual é o melhor? Então, sem mais enrolação, bora pra matéria!

Samsung Pay

Segundo o site oficial do Samsung Pay, ele consiste em “Uma forma fácil e segura de pagar com cartão de crédito, débito ou benefícios, através do seu Samsung Galaxy ou Gear.”

Ok, isso ainda não explica muita coisa, então vamos detalhar melhor.

Imagina só a possibilidade de realizar pagamentos com seu cartão, sem a necessidade de andar com ele por aí, agilizando os procedimentos pelo celular. Legal, né?

O Samsung Pay utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), que, de maneira resumida, permite que você pague encostando o celular na maquininha.

samsung-pay-apple-pay

Apple Pay

Só pelo nome, você já imagina que consiste em um aplicativo semelhante, mas da concorrência, certo? Bem, é praticamente isso mesmo.

Com alguns recursos diferenciados, disponível para iPhones e Apple Watch, o Apple Pay também utiliza a tecnologia NFC e tem como objetivo facilitar os pagamentos, que antes seriam realizados pelo cartão.

Certo, então agora você deve estar se questionando “Samsung Pay ou Apple Pay, qual a diferença entre eles?” Veremos isso abaixo.

samsung-pay-apple-pay

Samsung Pay: recursos e como funciona

Primeiramente, você irá cadastrar o seu cartão no aplicativo. Ao realizar as compras, é bem simples:

  1. Escolha o cartão que será usado;
  2. Autorize o pagamento através de sua íris ou digital;
  3. Aproxime seu Samsung Galaxy ou Gear Sport da maquininha, e pronto. Pagamento realizado!

Dentre seus principais recursos, temos:

  • Validação por digital: A cada compra, é necessário validá-la por meio de digital ou íris (vale lembrar que este último ainda não está disponível no Brasil). Para garantir ainda mais segurança, em alguns casos será necessário digitar um código que aparece na tela.
  • Proteção Token: O sistema do app gera um código diferente a cada compra. O objetivo é proteger o número de seu cartão.
  • Segurança com Knox: Com ativação automática, o Samsung Knox consiste em um ambiente virtual com segurança reforçada 24h. Possuindo atualizações constantes, o Knox protege suas informações de hackers ou softwares maliciosos.

    samsung-pay-apple-pay
    Apple Pay: recursos e como funciona

    Semelhante ao anterior, você deverá cadastrar seus cartões no aplicativo. Para comprar, siga os seguintes passos:

    1. Escolha o cartão através do aplicativo;
    2. Clique em “Pagar com Touch ID”, onde será necessário utilizar a digital ou reconhecimento facial;
    3. Agora basta aproximar seu iPhone ou Apple Watch da maquininha, e pronto. Pagamento finalizado!

    Quanto aos seus principais recursos, podemos citar:

    • Transação segura: Criando um código de transação único em cada compra, impede que seus dados fiquem armazenados em dispositivos e servidores da Apple, além de não serem compartilhados nas lojas.
    • Sem cadastros: Ao realizar compras pelo Safari em dispositivos Apple (Mac, iPhone ou iPad), não é necessário preencher formulários e criar cadastros, basta um toque e suas informações serão disponibilizadas.
    • Tudo no Wallet: Assim como ingressos e cartões de embarque, e utilizado até mesmo pelos adeptos do Bitcoin, o Wallet também armazena seus cartões de crédito, para que aproveite as vantagens com ainda mais segurança.

      samsung-pay-apple-pay
      Sistema de Pontos

      Um quesito bem interessante em ambos os aplicativos consiste no sistema de pontos de fidelidade!

      É bem simples, afinal, esse sistema já é muito utilizado (o Mastercard Surpreenda é um bom exemplo). De modo resumido, você compra com o Samsung ou Apple Pay e ganha pontos em cada compra, que poderão ser trocados por algo futuramente.

      O Samsung Pay permite a troca de pontos por produtos Samsung, tais como carregador, fone, bateria externa, dentre outros.

      Quanto ao Apple Pay, é possível resgatar “brindes” e receber descontos em locais específicos. Como exemplo, podemos citar o café expresso na compra de um pão de queijo no Starbucks, ou 20% de desconto em livros da Fnac.

      Vale lembrar que também é possível receber pontos no Sempre Presente – Itaú, ao cadastrar o cartão e realizar pagamentos através do Apple Pay.

      samsung-pay-apple-pay

      Comparação: Samsung Pay ou Apple Pay?

      Agora que já vimos bastante sobre cada um dos aplicativos, bora fazer uma comparação para saber qual o melhor:

      Segurança: Com ambos utilizando a “tokenização”, ou seja, gerando códigos diferentes a cada compra, além de possuírem recursos secundários para garantir mais segurança (Knox e Wallet) e necessitando de comprovação por digital, temos um empate!

      Recursos: Apesar de o Knox ser um recurso incrível de segurança, o Apple Pay facilita a vida de usuários em outras compras, como, por exemplo, eliminar a necessidade de cadastros por meio da opção “Compre com Apple Pay”. Sendo assim, ponto para o Apple Pay!

      Facilidade: Ambos possibilitam pagamentos através do celular ou relógio (Gear Sport/Apple Watch). No Samsung Pay, a validação pode ser feita também através da íris (no entanto, o recurso ainda não está disponível no Brasil), enquanto no Apple Pay pode ser feito através de reconhecimento facial. Apesar de parecer um empate neste quesito, o Samsung Pay está há mais tempo no mercado, fazendo com que funcione em mais locais. Ponto para o Samsung Pay!

      samsung-pay-apple-pay

      Qual o melhor?

      No fim das contas, não existe um melhor que o outro. Se você utiliza Galaxy, o melhor será Samsung Pay, assim como o Apple Pay será melhor para os usuários de iPhone. No entanto, você pode levar em consideração alguns pontos.

      O Samsung Pay está disponível desde 2015, enquanto o Apple Pay foi lançado em 2018. Com as constantes atualizações e presença do Knox, apesar de nossa análise, talvez você considere o aplicativo da Samsung mais seguro.

      Para quem costuma realizar compras via internet através do Safari, o aplicativo Apple Pay é uma ótima escolha.

      Por fim, ambos apps aceitam apenas as bandeiras Visa e Mastercard, podem ser baixados apenas em modelos mais “recentes” de smartphones e proporcionam mais segurança e facilidade em relação à compra tradicional com cartão.

      samsung-pay-apple-pay

      Samsung Pay ou Apple Pay? Assim como em discussões entre computador vs notebook, Microsoft vs macOS, Google for Education vs Microsoft Education, dentre tantas rivalidades, a discussão entre esses aplicativos não fica de fora.

      Esperamos que tenha curtido nossa matéria e entendido melhor sobre esses aplicativos. Se quiser saber mais sobre esses e outros assuntos de TI, dê uma passada em nosso blog e, claro, qualquer dúvida, basta entrar em contato!

       

       

 

 

Backup no escritório: Não deixe para fazer só quando precisar
Prev post Backup no escritório: Não deixe para fazer só quando precisar

Você pode ter a máquina mais potente, com o melhor processador, memória e placa de…

Internet de fibra óptica: Vantagens e desvantagens
Next post Internet de fibra óptica: Vantagens e desvantagens

A internet de fibra óptica é, sem dúvidas, a mais requisitada nos dias hoje. Seja…