back

Aluguel de Roteadores e Access Point

by General Marketing for Uncategorized
Aluguel de Roteadores e Access Point

O aluguel de roteadores e access point tem sido uma solução muito procurada pelas mais diversas empresas! O motivo? Economia, agilidade e flexibilidade.

Então, relaxe aí e se prepare, afinal, hoje vamos falar bastante sobre esse assunto, abordando os principais motivos para se optar por este serviço. Bora lá?

Como funciona o serviço?

O aluguel de roteadores e access point é um serviço bem simples, como os demais serviços de locação. Basicamente, funciona como uma terceirização, ou seja, uma empresa X aluga os equipamentos de alguma fornecedora, e usufrui dos equipamentos conforme for a demanda.

Se tiver dúvidas sobre o serviço ou orçamento, a Convex pode ajudar você, é só clicar aqui para ser direcionado para página de contato… mas antes, vá seguindo com a matéria que ainda tem muita coisa legal por vir.

roteadores-e-acess-point

Qual o melhor roteador para minha empresa?

Não existe um modelo único para ser usado em todas as empresas, afinal, deve-se considerar 2 pontos bem importantes:

 

  • Número de funcionários
  • Estrutura e demanda de TI

 

Aqui é simples, quanto maior o número de funcionários e a demanda, melhor deverá ser o desempenho do roteador. Dependendo da estrutura, é possível implementar modelos mais ou menos avançados.

Como uma recomendação da Convex, citamos as marcas HP e CISCO, fornecedoras com equipamentos de ótima qualidade no mercado, sendo as mais requisitadas no geral.

roteadores-e-acess-point

Roteadores Rede Cabeada – O que são?

Costumamos chamar de Roteador Rack os roteadores de rede cabeada que geralmente são voltados para o uso empresarial, onde a demanda de TI é elevada e o link contratado da operadora é dedicado, e, por conta disso, o seu valor acaba sendo muito superior ao de um simples roteador Wireless.

Existe uma série de modelos quando o assunto é roteador para empresas. Modelos que, por sinal, podem ser voltados para filiais, indústrias, empresas de pequeno, médio e grande porte etc.

Como exemplo, podemos citar produtos da Cisco: Série 1900,  Meraki MX, ASR 9000 Series, NCS 5500 Series, dentre outros.

No geral, podemos dizer que estes modelos proporcionam uma melhor organização em relação à infraestrutura de TI da empresa. Além disso, contam com tecnologia avançada e, apesar de não serem produtos tão discutidos, vêm se tornando tendência no meio de TI empresarial.

Vale lembrar que tais produtos, em conjunto com um bom cabeamento estruturado, podem elevar muito a produtividade da empresa, além de reduzirem a probabilidade de erros de rede.

roteadores-e-acess-point

Wireless vs Cabeado: Tem muita diferença?

Acredite, tem uma diferença absurda!

Como dito antes, os roteadores wireless são os mais simples do mercado. Geralmente aqueles de uso diário, que todos têm em casa mesmo.

O roteador empresarial (rack) é diferente. Seu custo pode ser extremamente elevado e seu uso, no geral, é voltado para empresas de médio e grande porte. Com demandas elevadas de TI somada a necessidade de tempo e redução de custos, o aluguel de roteadores rack acaba sendo muito visado.

Caso lhe interesse, recomendamos também que leia nossa matéria sobre locação como economizar com servidores, equipamentos bem bacanas também voltados ao ramo empresarial. Confira lá!

roteadores-e-acess-point

Como escolher um roteador Wireless?

Antes de prosseguir, é muito importante entender como escolher um roteador, certo? Afinal, de nada adianta optar pela locação sem conhecer o produto.

Aqui vão dicas de como escolher um roteador:

  1. Verifique o número do protocolo: Neste caso, não é nada tão longo quanto os protocolos longos que telefonias e serviços do governo dão, é algo bem mais simples. Todo roteador possui o número 802.11. seguido de um conjunto de letras. No geral, os modelos 802.11ac são os melhores.
  2. De olho na frequência: A grande maioria dos aparelhos apresentam frequências de 2,4GHz ou 5GHz (sendo esta a mais veloz). É bom lembrar que nem todo dispositivo (smartphone, notebook, computador…) suporta tal frequência, então o ideal é optar por um roteador que opere em ambas as frequências.
  3. Considere o preço: Uma dica que se deve levar pra vida é “não gaste seu dinheiro com o que não tem retorno”, e aqui é basicamente isso. Bons roteadores podem ser encontrados numa faixa de preço mais acessível, além de que nada adianta ter um bom roteador se a internet for de baixo desempenho.
  4. Segurança em primeiro lugar: Por fim, veja se seu roteador possui protocolo de segurança WPA2. Este protocolo é o mais seguro dentre os existentes, que torna praticamente impossível o risco de invasões.

Acima, as dicas são mais voltadas para roteadores wireless, mas, quando falamos de roteadores para empresas, as dicas mudam um pouco. Então, bora prosseguir com a matéria, porque abaixo falaremos mais sobre os roteadores de rede cabeada .

roteadores-e-acess-point

Escolhendo roteador rack – O que devo considerar?

Na hora de escolher um roteador de rede cabeada para sua empresa, você deve considerar os seguintes requisitos:

  • Memória RAM: Aqui acontece praticamente todas as tarefas do roteador, armazenando dados e instruções que serão executados pela CPU.
  • CPU: Falando nela, é muito importante lembrar que a CPU executa as instruções anteriormente armazenadas. Basicamente, é a CPU que inicia o sistema e permite o roteamento.
  • Tabela de Rotas: Esse componente é essencial para direcionar corretamente o tráfego da internet.
  • Memória ROM: Não confunda com a memória RAM. Podemos dizer que a ROM armazena um “programa de inicialização”, então basicamente é a partir daí que o roteador começa a funcionar.
  • Memória Flash: Não, Flash não é só um software ou um super herói. A memória flash armazena o sistema operacional do roteador em si, impedindo que dados sejam perdidos com seu desligamento ou reinicialização.
  • Memória NVRAM: Essa memória é utilizada no processo de boot, onde fica armazenado os parâmetros de configuração do sistema operacional.

Com tantos componentes diferentes, fica difícil decorar ou entender tudo. É praticamente como escolher um celular, quando você vê as configurações pela primeira vez, pode parecer melhor do que realmente é. Tendo isso em mente, recomendamos que entre em contato caso tenha muitas dúvidas na hora de realizar a locação.

roteadores-e-acess-point

Access point – O que é e por que devo escolher?

Falamos sobre o aluguel de roteadores, mas pouca gente sabe do que se trata o access point e o motivo de ser tão ideal. Basicamente, podemos dizer que é uma espécie de “ampliador Wi-fi”. Não entendeu? Calma, que a gente explica.

Basicamente, o Access Point é um dispositivo ligado a um roteador, cujo objetivo é ampliar o alcance do Wi-fi. Seu uso é extremamente comum em empresas, afinal, nem sempre um simples roteador vai conseguir proporcionar internet (com a mesma qualidade e velocidade) para todo o local.

roteadores-e-acess-point

Devo comprar estes equipamentos?

Depende! Se você simplesmente mora numa casa meio grande, onde o alcance do Wi-fi alcança a casa toda, sim, vale muito a pena. No entanto, nosso foco aqui são as empresas, e, neste caso, isso pode ser um tanto complicado.

A verdade é que, para micro e pequenas empresas (com até 30 funcionários), o valor de compra de um simples roteador wireless é aceitável, no entanto, para empresas de médio e grande porte, o aluguel de roteadores e access point acaba sendo muito mais viável. O motivo? Preço!

Um Roteador rack pode chegar a R$ 52.323,24 (quem sabe até mais)! Acredite, quando falamos sobre adquirir roteadores empresariais, os preços podem ser absurdos, o que acaba se tornando inviável para a maioria dos consumidores.

Considerando que qualquer empresa visa reduzir custos e possíveis erros ao máximo, simplesmente não há muitos motivos em se optar pela compra destes produtos, visto que pode haver um enorme impacto no orçamento, além da necessidade de um suporte técnico caso ocorra algum problema.

roteadores-e-acess-point

Convex – 7 Vantagens do aluguel de roteadores

Agora que você entende um pouco melhor sobre a importância destes produtos em sua empresa, vamos falar rapidamente sobre algumas vantagens essenciais, saca só:

  1. Sem custos elevados: Nada de sair por aí comprando um monte de roteador e access point, afinal, o aluguel de roteadores proporciona estes produtos sem a necessidade de adquiri-los por preços elevados.
  2. Manutenção inclusa: Problemas com o roteador? Você não precisa se desesperar, afinal, a locação de roteadores conta com suporte técnico incluso, preparado para solucionar possíveis problemas com os aparelhos.
  3. Equipamentos de qualidade: Não podemos deixar de fora o ponto principal nisso tudo, que é justamente a qualidade dos produtos! Você não precisa se preocupar tanto com detalhes técnicos, a locação de roteadores proporciona os melhores equipamentos para você.
  4. Foco no necessário: Chega de dores de cabeça quando o assunto é problema com internet, afinal, com ótimos equipamentos e suporte para os mesmos, você pode relaxar e se focar mais nos pontos principais de sua empresa.
  5. Menos problemas: Aquele momento que você está fazendo aquele download super demorado e do nada a internet cai, bem no finalzinho, é horrível né? Menos problemas como este irão ocorrer quando se opta pelos serviços de locação.
  6. Ótimos fornecedores: Falar da qualidade dos equipamentos é fácil, porém, vale lembrar que CISCO e HP são fornecedores da Convex! Como citamos anteriormente, os mesmos são líderes no mercado de roteadores, e não é por menos, afinal, possuem equipamentos incríveis!
  7. Garantia do equipamento: Na hora de comprar roteadores, seja da CISCO, HP, seja de diversas outras marcas, há muitas vezes um contrato de suporte, certo? Isso pode até sair um pouco caro, no entanto, na hora de fazer a locação, você não precisa de se preocupar com isso, pois a renovação de suporte com o fabricante fica por conta da Convex!

A Convex é especialista quando o assunto é locação de equipamentos de TI! Além de ser uma empresa capacitada a realizar as configurações iniciais da rede, deixando tudo pronto para uso no momento da entrega.

Não vamos nos estender tanto sobre nós, cabe a você decidir: vale a pena alugar roteadores e access point? Se a resposta for sim, é só entrar em contato conosco, iremos sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto, além de lhe proporcionar um ótimo serviço!

Roteadores e Access Point são essenciais, principalmente quando a empresa tem grandes demandas de TI. Sendo assim, esperamos que tenha gostado e entendido mais sobre o assunto.

Se quiser saber mais sobre o mundo de TI, dê uma passada em nosso blog, conheça nossos serviços e entre em contato!

Aluguel de Equipamentos de Informática
Prev post Aluguel de Equipamentos de Informática

Você já deve ter ouvido falar em aluguel de equipamentos de informática, certo? Aqui na…

O que é a Rede Mesh e como Funciona
Next post O que é a Rede Mesh e como Funciona

Já passou por aquela situação onde você está em um cômodo da casa, como em…